SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Cognitive-behavioral therapy and emotional regulation to chronic pain management in randomized clinical trials: a scoping reviewThe use of digital technologies for an intervention with a transdiagnostic protocol based on Cognitive Behavioral Therapy and Dialectic Behavior Therapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746

Abstract

NEUFELD, Carmem Beatriz et al. Propostas de intervenção e formação de terapeutas e supervisores: Overview dos programas on-line do LAPICCProposals for intervention and training of therapists and supervisors: an overview of LAPICC-USP’S online programs. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2022, vol.18, n.1, pp. 114-121. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20220010.

A pandemia da COVID-19 influenciou de forma significativa as relações estabelecidas em sociedade. O distanciamento social, por exemplo, provocou grandes adaptações de diferentes intensidades ao redor do mundo. Assim, as intervenções online tornaram-se essenciais, como forma de manutenção de assistência em saúde para a população. Diante disso, o objetivo deste artigo é relatar a experiência de diferentes intervenções online oferecidas no Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-USP). Foram elaboradas propostas de intervenção, de formação e de supervisão que fossem de encontro com as demandas que emergiram durante a pandemia da COVID-19, sendo elas: propostas de intervenção online em grupo; proposta de intervenção online individual; intervenção assíncrona para universitários; formação de terapeutas; e programa de treinamento para supervisores. Todas as propostas foram embasadas na abordagem da Terapia Cognitivo-comportamental, diferenciando-se pelo objetivo e intensidade de cada intervenção. Os resultados obtidos foram muito positivos, elucidando reflexões sobre inovação baseada em evidências na Psicologia, e a construção de intervenções ancoradas em adaptações culturais, sociais e históricas diante da diversidade.

Keywords : Terapia Cognitivo-Comportamental; Serviços On-Line; COVID-19.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License