SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número1As cidades de EscherA construção da subjetividade infantil a partir da vivência com o adoecimento: a questão do estigma índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. Os encontros e a relação familiar: uma leitura deleuziana. Arq. bras. psicol. [online]. 2003, vol.55, n.1, pp. 21-30. ISSN 1809-5267.

Esse estudo pretende rastrear o conceito de relação nas diferentes abordagens da terapia familiar, acrescentando a leitura deleuziana do conceito na obra de Espinosa. A relação familiar, seja oriunda de uma estrutura familiar inconsciente, como para a Psicanálise, seja advinda do padrão de interação do grupo, como para a Teoria Sistêmica, seja entendida como construtora de contextos recursivos, como para a Si-Cibernética, é essencial nessa prática clínica. A partir da perspectiva deleuziana, todas essas leituras teóricas desenvolvem um tratamento de interioridade, ao tentar explicar a realidade mediante os modelos propostos. Utilizando um raciocínio de exterioridade, fundamentado nas idéias de Deleuze sobre Espinosa, a relação familiar molda maneiras de expressão, conectando as partes de cada um e as partes do grupo. é no jogo das forças ativas e das forças passivas que a família se engendra, abre-se para conexões ou fecha-se para a circulação da vida.

Palabras clave : Psicologia Clínica; Família; Terapia Familiar; Subjetividade; Esquizoanálise.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License