SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número1A construção da subjetividade infantil a partir da vivência com o adoecimento: a questão do estigmaHabilitar-se em saúde mental: observações críticas ao conceito de reabilitação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

MENANDRO, Maria Cristina Smith; TRINDADE, Zeidi Araújo  y  ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira. Representações sociais da adolescência/juventude a partir de textos jornalísticos (1968-1974 e 1996-2002). Arq. bras. psicol. [online]. 2003, vol.55, n.1, pp. 43-55. ISSN 1809-5267.

A análise das informações sobre adolescência/juventude que circularam no Brasil na história recente pode contribuir para a compreensão de como a adolescência é representada. Partindo da perspectiva da Teoria das Representações Sociais investigamos representações sociais da adolescência/juventude em matérias jornalísticas publicadas na revista VEJA nos períodos de 1968 a 1974 e de 1996 a 2002. Utilizamos o software ALCESTE para organização e tratamento dos dados. Nos dois períodos estudados, pudemos identificar idéias de rebeldia, de dependência e imaturidade, e da condição de estudante na representação de adolescência/juventude. Observamos também a crescente atribuição de importância e responsabilidade à família no desenvolvimento dos jovens, com marcante presença de discurso profissional/especializado sobre sua imaturidade, com prescrições cada vez mais direcionadas à prevenção de comportamentos de risco. Estão presentes também histórias de exclusão e violência, indicando a associação de conteúdos negativos relacionados aos jovens nos meios de comunicação.

Palabras clave : Adolescência; Juventude; Representações sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License