SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número1Representações sociais da adolescência/juventude a partir de textos jornalísticos (1968-1974 e 1996-2002) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

VENTURINI, Ernesto; GALASSI, Alba; RODA, Annalisa  e  SERGIO, Ennio. Habilitar-se em saúde mental: observações críticas ao conceito de reabilitação. Arq. bras. psicol. [online]. 2003, vol.55, n.1, pp. 56-63. ISSN 1809-5267.

A reabilitação no panorama da psiquiatria atual é uma proposta destacada por sua abrangência e constitui sua própria questão. Esta noção, tomada de empréstimo da medicina geral, carrega aspectos pesadamente negativos, pela incompatibilidade interpretativa e evolutiva entre os fenômenos do psiquismo e do corpo, a separação dos âmbitos terapêuticos, entre outros. Propõe-se aqui, em seu lugar, a idéia de habilitação em que o passado não constitui estigma, em que a experiência da doença não seja rejeitada e sustente o começo de um novo processo. Com isso, valorizam-se práticas reabilitantes que afirmam as potencialidades dos sujeitos e alargam as possibilidades de sua identidade positiva. O terreno do habilitar é o das práticas e envolve diferenciais em relação à reabilitação, dando ênfase ao exercício dos direitos, ao desenvolvimento de trocas e à cooperação. A habilitação se afirma como uma forma de democracia acabada, constituída a partir das necessidades do sujeito.

Palavras-chave : Reabilitação; Habilitar; Psiquiatria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License