SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue1O corpo na história: a dupla natureza do homem na perspectiva materialista dialética de VigotskiKant and Piaget: discursive articulation between transcendental philosophy and genetic epistemology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

SAMPAIO, Mariana Miranda Autran. Neutralidade na relação terapêutica : reflexões a partir da abordagem gestáltica. Arq. bras. psicol. [online]. 2004, vol.56, n.1, pp. 50-57. ISSN 1809-5267.

Este trabalho pretende abordar o tema da neutralidade do psicólogo na prática clínica, discutindo sua viabilidade e sua necessidade. Seu objetivo é estabelecer uma reflexão acerca da atuação do psicólogo como terapeuta e como ser humano na prática psicoterápica. Se, por um lado, a neutralidade tão falada se mostra muito distante e inatingível, por outro, um psicólogo que esteja na sessão terapêutica falando de sua vida, tomando o espaço da sessão com problemas, sentimentos e opiniões próprias também é igualmente inoportuno. A Gestalt terapia utiliza a fenomenologia como visão de homem e como metodologia, levando os conceitos dela oriundos para a prática clínica. Desta forma, ela estabelece alguns conceitos, alicerçados na fenomenologia, no humanismo e no existencialismo, que possibilitam uma direção da atuação do psicólogo.

Keywords : Relação terapêutica; Neutralidade; Fenomenologia; Gestalt-terapia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License