SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue1Kant and Piaget: discursive articulation between transcendental philosophy and genetic epistemologyOrganizing principles and central core of social representations: Empirical hypothesis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

MAIA, Miguel Angelo Barbosa  and  OSORIO, Cláudia. Trabalho em saúde em tempos de biopoder. Arq. bras. psicol. [online]. 2004, vol.56, n.1, pp. 71-81. ISSN 1809-5267.

Tendo como referência a Clínica da Atividade de Yves Clot, Foucault e Agamben, fazemos uma reflexão teórica acerca das atividades de saúde no momento em que se deparam com as modulações do capitalismo atual. Por meio de um breve histórico, refletimos sobre como as práticas de saúde privilegiaram o controle sobre um corpo biológico abstrato e como hoje são atravessadas pela lógica de mercado, o que tem efeitos diretos não só para quem recorre a estes serviços, como para aqueles que neles exercem suas atividades. Postulando o trabalho como atividade criativa, concluímos com uma breve sugestão sobre o cuidado do doente como prática do cuidado de si, referidos em Foucault, como forma de resistência à transformação de tais serviços em setores emblemáticos do biopoder, em que o valor de uma vida passa a ser decidida pelo poder de um soberano, como nos diz Agamben.

Keywords : Saúde; Atividade de trabalho; Biopoder.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License