SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número1Teoria do apego: bases conceituais e desenvolvimento dos modelos internos de funcionamentoRelação entre o estresse materno e a inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

CAVALCANTE, Christiany Maria Bassetti; ORTEGA, Antonio Carlos  y  RODRIGUES, Maria Margarida Pereira. A interação social de crianças no jogo de regras. Arq. bras. psicol. [online]. 2005, vol.57, n.1, pp. 28-45. ISSN 1809-5267.

Este trabalho teve por objetivo analisar as formas de interação social de crianças em situações de competição e não-competição, por meio do jogo Matix. Os participantes da pesquisa foram quatro alunos da quarta série do ensino fundamental de uma escola pública de Vitória (ES). Na primeira etapa da pesquisa, cada criança jogou três partidas com o objetivo de conhecer e explorar o jogo. Na segunda, os participantes formaram duplas e competiram entre elas. Em seguida, houve um rodízio entre eles, até que todos tivessem formado duplas entre si e competido. Na terceira etapa, os participantes formaram apenas uma dupla que resolveu situações-problema. Os resultados indicaram a existência de sete categorias de interação na situação de competição. Entretanto, houve uma variação dessas categorias na situação de não-competição, indicando que as formas de interação social de crianças estão relacionadas com as características da situação-problema, do funcionamento cognitivo e da dinâmica sociocognitiva apresentada.

Palabras clave : Construtivismo piagetiano; Interação social; Jogo de regras.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License