SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número1A interação social de crianças no jogo de regrasTrabalho e subjetividade: intervenção psicossocial envolvendo uma equipe de profissionais do "Programa Saúde da Família" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

FREITAS, Patrícia Martins de; CARVALHO, Rita de Cássia Lara; LEITE, Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira  e  HAASE, Vitor Geraldi. Relação entre o estresse materno e a inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral. Arq. bras. psicol. [online]. 2005, vol.57, n.1, pp. 46-57. ISSN 1809-5267.

O objetivo do presente estudo é analisar a relação entre o estado psicológico das mães e o status escolar de criança com paralisia cerebral (PC). A PC caracteriza-se por limitações em diferentes áreas do desenvolvimento, sendo muitas vezes um estressor para as mães. Os instrumentos utilizados neste artigo foram: o Inventário Beck de Depressão, o Questionário de Saúde Geral e o Questionário de Estresse para Pais de Crianças com Transtornos do Desenvolvimento. A amostra foi constituída de 245 mães divididas em três grupos de acordo com o status escolar de seus filhos: escola regular, escola especial e sem escola. Os resultados mostram que as mães de crianças que estão sem escola apresentam alterações no estado psicológico para duas medidas: o estresse e a percepção da mãe sobre as características da criança (dependência e incapacidade). Nós sugerimos que a relação entre o estado psicológico das mães e o status escolar da criança pode ser recíproca. Os maiores níveis de estresse e da percepção negativa de suas crianças podem contribuir para as exclusões escolar e social. Trabalhou-se com a hipótese de que o suporte social oferecido pela escola diminui o sofrimento psicológico de mães de criança com PC.

Palavras-chave : Inclusão escolar; Estresse materno; Paralisia cerebral; Adaptação psicossocial; Suporte social.

        · resumo em Português     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License