SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue1Maternal stress and school inclusion of children with cerebral paralisyGoiânia's radioactive accident: "does time heal it all?" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

VIEIRA, Camila Mugnai  and  CORDEIRO, Mariana Prioli. Trabalho e subjetividade: intervenção psicossocial envolvendo uma equipe de profissionais do "Programa Saúde da Família". Arq. bras. psicol. [online]. 2005, vol.57, n.1, pp. 58-74. ISSN 1809-5267.

O presente artigo discute uma experiência de intervenção psicossocial, com base na psicologia organizacional, envolvendo uma equipe de profissionais do Programa Saúde da Família de uma Unidade Básica de Saúde da periferia de Londrina, Paraná. Os objetivos foram investigar as relações de trabalho e suas implicações para a subjetividade dos profissionais; intervir, possibilitando aos profissionais estabelecer relações saudáveis com sua atividade. Foram realizadas visitas à unidade e entrevistas semi-estruturadas. Após isso, foram realizados cinco encontros quinzenais para investigar o sentido do trabalho e sua influência na saúde e subjetividade dos membros da equipe, e criar alternativas para superação de suas dificuldades no desempenho de suas funções. As temáticas abordadas foram relacionamento interpessoal, comunicação e organização do trabalho. Os dados foram analisados em seu conteúdo nos planos institucional, organizacional, do grupo e individual. A experiência realizada na Unidade Básica de Saúde foi pontual e apenas deu início a um processo de discussões e reflexões que deve ter continuidade.

Keywords : Programa saúde da família; Trabalho; Equipe.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License