SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número1Trabalho e subjetividade: intervenção psicossocial envolvendo uma equipe de profissionais do "Programa Saúde da Família" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MIRANDA, Fábio Jesus et al. Acidente radioativo de Goiânia: "o tempo cura todos os males"?. Arq. bras. psicol. [online]. 2005, vol.57, n.1, pp. 59-87. ISSN 1809-5267.

O acidente com o césio-137 em Goiânia é considerado o segundo maior acidente envolvendo substância radioativa, depois de Chernobyl. O presente estudo constitui-se em um follow up e objetiva analisar a percepção das pessoas diretamente atingidas, com ênfase nos levantamentos de como perceberam os problemas vividos no momento crítico e as questões remanescentes após três anos e em seus depoimentos à imprensa após quinze anos. O estudo também registra uma avaliação sistemática do acidente, bem como das reações e sentimentos descritos pelas pessoas vitimadas. Conclui-se que as pessoas radioacidentadas foram submetidas a severos sofrimentos, nos níveis orgânico, psicológico e social. A comparação entre os resultados dos estudos indica seus problemas e preocupações: questões de saúde - físicas e psicológicas, discriminação, descaso e omissão das autoridades, insuperabilidade do trauma. Tais problemas e preocupações ainda persistem, constituindo-se no terror presente e futuro das vítimas.

Palavras-chave : Acidente radioativo; Efeitos psicológicos; Saúde geral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License