SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número1A idealização das origens entre os imigrados ou exilados: a dupla função de manutenção da identidade e de aculturaçãoRazão e sensibilidade: ambigüidades e transformações no modelo hegemônico de masculinidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SOUZA, Luciana Karine de; MOCELIM, Lucas P.; TRINDADE, Francisco B.  e  SPERB, Tania M.. Psicologia e paz: a perspectiva de estudantes universitários. Arq. bras. psicol. [online]. 2006, vol.58, n.1, pp. 12-20. ISSN 1809-5267.

O presente estudo investigou o que pensam estudantes de Psicologia sobre a relação entre Psicologia e paz. Participaram 121 alunos, de ambos os sexos, matriculados em cinco semestres diferentes do curso de Psicologia. Os participantes responderam a quatro questões acerca da definição de paz e a sua ligação com a Psicologia. Uma análise de conteúdo gerou categorias de respostas para cada questão. Testes de associação entre categorias e semestres não indicaram diferenças significativas. Os participantes definiram paz em nível individual e social; desconheciam exemplos do envolvimento da Psicologia com a paz, mas salientaram que a Psicologia pode contribuir para a paz como prática que visa o bem-estar do indivíduo ou como ciência que estuda o ser humano e as relações deste consigo mesmo (paz interior) e com as pessoas (paz social e mundial).

Palavras-chave : Psicologia para a Paz; Violência; Universitários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License