SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue1Psychology and peace: undergraduate students’ perspectiveAs interações sociais na elaboração conceitual em uma aula da primeira série do ensino fundamental author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

VICENTE, Daniel Domith  and  SOUZA, Lídio de. Razão e sensibilidade: ambigüidades e transformações no modelo hegemônico de masculinidade. Arq. bras. psicol. [online]. 2006, vol.58, n.1, pp. 21-34. ISSN 1809-5267.

Os estudos sobre masculinidade vêm ganhando espaço em diversos campos das ciências humanas e naturais e têm mostrado que, diferentemente de há algumas décadas, quando o patriarcado era a referência mais presente, hoje, as masculinidades encontram-se muito mais fragmentadas e as referências são muitas e contraditórias. O objetivo desta pesquisa foi analisar, dentro das concepções de masculinidade dos sujeitos entrevistados, em que sentido elas se encontram transformadas (ou em transformação) em relação ao modelo patriarcal e a um modelo mais hegemônico de masculinidade ocidental. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com vinte participantes, sendo dez homens e dez mulheres de classe média, entre 23 e 30 anos, com terceiro grau completo ou em curso. As entrevistas focalizaram os temas sensibilidade, racionalidade e sexualidade. Os resultados indicaram que tendências de mudança e flexibilização foram mais evidentes quando o tema abordado foi a sexualidade, masculina e feminina. Por outro lado, verificou-se que concepções conservadoras ainda estão fortemente associadas às supostas racionalidade masculina e sensibilidade feminina, ambas ancoradas nas noções e valores do patriarcado.

Keywords : Relações de gênero; Masculinidade hegemônica; Sexualidade; Racionalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License