SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número1Psicologia e paz: a perspectiva de estudantes universitáriosAs interações sociais na elaboração conceitual em uma aula da primeira série do ensino fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

VICENTE, Daniel Domith  y  SOUZA, Lídio de. Razão e sensibilidade: ambigüidades e transformações no modelo hegemônico de masculinidade. Arq. bras. psicol. [online]. 2006, vol.58, n.1, pp. 21-34. ISSN 1809-5267.

Os estudos sobre masculinidade vêm ganhando espaço em diversos campos das ciências humanas e naturais e têm mostrado que, diferentemente de há algumas décadas, quando o patriarcado era a referência mais presente, hoje, as masculinidades encontram-se muito mais fragmentadas e as referências são muitas e contraditórias. O objetivo desta pesquisa foi analisar, dentro das concepções de masculinidade dos sujeitos entrevistados, em que sentido elas se encontram transformadas (ou em transformação) em relação ao modelo patriarcal e a um modelo mais hegemônico de masculinidade ocidental. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com vinte participantes, sendo dez homens e dez mulheres de classe média, entre 23 e 30 anos, com terceiro grau completo ou em curso. As entrevistas focalizaram os temas sensibilidade, racionalidade e sexualidade. Os resultados indicaram que tendências de mudança e flexibilização foram mais evidentes quando o tema abordado foi a sexualidade, masculina e feminina. Por outro lado, verificou-se que concepções conservadoras ainda estão fortemente associadas às supostas racionalidade masculina e sensibilidade feminina, ambas ancoradas nas noções e valores do patriarcado.

Palabras clave : Relações de gênero; Masculinidade hegemônica; Sexualidade; Racionalidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License