SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue1Reason and sensibility: ambiguities and transformations on the hegemonic model of masculinityThe family as a privatization device of the social dimension author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

OLIVEIRA, Jorgete Pereira; CHAVES, Evenice S.  and  ALVES, José Moysés. As interações sociais na elaboração conceitual em uma aula da primeira série do ensino fundamentalSocial interaction in the conceptual elaboration in a class for firstgraders. Arq. bras. psicol. [online]. 2006, vol.58, n.1, pp. 35-47. ISSN 1809-5267.

Considerando a importância do início da escolarização para o desenvolvimento cognitivo, objetivamos, no presente estudo, compreender como as interações em sala de aula promovem a elaboração conceitual. Participaram da pesquisa uma professora e 25 alunos de uma turma de primeira série do ensino fundamental de uma escola particular da periferia da cidade de Belém, Pará. A aula tratou dos conceitos de cultura e natureza. Transcrevemos e analisamos microgeneticamente a aula, focalizando mudanças ocorridas na elaboração conceitual e suas transições do plano social para o plano individual. Por meio de diferentes movimentos nas zonas de desenvolvimento proximal, os alunos, com seus conhecimentos prévios e capacidade de generalização e abstração em desenvolvimento, aprenderam as definições apresentadas pela professora. A abordagem comunicativa adotada pela professora foi, predominantemente, interativa de autoridade. Consideramos que uma outra compreensão do conteúdo ministrado ajudaria a professora a sustentar uma abordagem comunicativa dialógica, valorizando os pontos de vista dos alunos.

Keywords : Interação; Conceitos; Ensino-aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License