SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número1Razão e sensibilidade: ambigüidades e transformações no modelo hegemônico de masculinidadeA família como dispositivo de privatização do social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

OLIVEIRA, Jorgete Pereira; CHAVES, Evenice S.  e  ALVES, José Moysés. As interações sociais na elaboração conceitual em uma aula da primeira série do ensino fundamentalSocial interaction in the conceptual elaboration in a class for firstgraders. Arq. bras. psicol. [online]. 2006, vol.58, n.1, pp. 35-47. ISSN 1809-5267.

Considerando a importância do início da escolarização para o desenvolvimento cognitivo, objetivamos, no presente estudo, compreender como as interações em sala de aula promovem a elaboração conceitual. Participaram da pesquisa uma professora e 25 alunos de uma turma de primeira série do ensino fundamental de uma escola particular da periferia da cidade de Belém, Pará. A aula tratou dos conceitos de cultura e natureza. Transcrevemos e analisamos microgeneticamente a aula, focalizando mudanças ocorridas na elaboração conceitual e suas transições do plano social para o plano individual. Por meio de diferentes movimentos nas zonas de desenvolvimento proximal, os alunos, com seus conhecimentos prévios e capacidade de generalização e abstração em desenvolvimento, aprenderam as definições apresentadas pela professora. A abordagem comunicativa adotada pela professora foi, predominantemente, interativa de autoridade. Consideramos que uma outra compreensão do conteúdo ministrado ajudaria a professora a sustentar uma abordagem comunicativa dialógica, valorizando os pontos de vista dos alunos.

Palavras-chave : Interação; Conceitos; Ensino-aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License