SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue1As interações sociais na elaboração conceitual em uma aula da primeira série do ensino fundamentalSexual and oedipal fantasies in preadolescents assisted in play group therapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

SCHEINVAR, Estela. A família como dispositivo de privatização do social. Arq. bras. psicol. [online]. 2006, vol.58, n.1, pp. 48-57. ISSN 1809-5267.

O presente texto propõe-se a analisar a instituição família em sua dimensão política e, nessa medida, como elemento constituinte do que se entende, hegemonicamente, como social. Propõe-se, também, a discutir a família como um dispositivo de despolitização das relações sociais e, mais ainda, de individualização, afirmando, assim, o caráter privado da sociedade moderna. Pensando a realidade brasileira, busca entender como operam algumas políticas em torno da família, bem como os efeitos sobre ela em termos de controle social de uma sociedade desigual, disseminada e privatizada. Assim, no contexto do neoliberalismo, este artigo discute como a noção de direitos inscrita no Estatuto da Criança e do Adolescente, por exemplo, tem recaído em uma mais intensa criminalização da família, despolitizando o movimento reivindicativo em favor das políticas púbicas e afirmando uma concepção cada vez mais privada das relações sociais.

Keywords : Família; Política social; Infância; Juventude.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License