SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número1As interações sociais na elaboração conceitual em uma aula da primeira série do ensino fundamentalFantasias sexuais e edípicas em pré-adolescentes atendidos em grupo de psicoterapia lúdica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SCHEINVAR, Estela. A família como dispositivo de privatização do social. Arq. bras. psicol. [online]. 2006, vol.58, n.1, pp. 48-57. ISSN 1809-5267.

O presente texto propõe-se a analisar a instituição família em sua dimensão política e, nessa medida, como elemento constituinte do que se entende, hegemonicamente, como social. Propõe-se, também, a discutir a família como um dispositivo de despolitização das relações sociais e, mais ainda, de individualização, afirmando, assim, o caráter privado da sociedade moderna. Pensando a realidade brasileira, busca entender como operam algumas políticas em torno da família, bem como os efeitos sobre ela em termos de controle social de uma sociedade desigual, disseminada e privatizada. Assim, no contexto do neoliberalismo, este artigo discute como a noção de direitos inscrita no Estatuto da Criança e do Adolescente, por exemplo, tem recaído em uma mais intensa criminalização da família, despolitizando o movimento reivindicativo em favor das políticas púbicas e afirmando uma concepção cada vez mais privada das relações sociais.

Palavras-chave : Família; Política social; Infância; Juventude.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License