SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue1The family as a privatization device of the social dimensionA redução à prova da experiência author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

BODSTEIN, Karen  and  ARRUDA, Sérgio Luiz Saboya. Fantasias sexuais e edípicas em pré-adolescentes atendidos em grupo de psicoterapia lúdica. Arq. bras. psicol. [online]. 2006, vol.58, n.1, pp. 58-74. ISSN 1809-5267.

A partir de conceitos advindos da teoria psicanalítica, objetiva-se identificar, descrever, discutir e analisar expressões de fantasias inconscientes edípicas e sexuais, ocorridas em um grupo de ludoterapia de pré-adolescentes. Este grupo funcionou segundo o referencial psicodinâmico, por dois anos, em um ambulatório de um serviço público; era aberto e constituído por crianças de ambos os sexos, de 10 e 11 anos de idade. Na pesquisa, utilizou-se o método clínico-qualitativo. As fantasias de conteúdos sexuais estiveram presentes em grande número de sessões. Já as fantasias edípicas eram menos freqüentes e menos evidentes, pois eram recalcadas ou apareciam de forma velada, quase sempre na transferência com as terapeutas e com outras crianças. Observaram-se expressões de fantasias inconscientes de união com o progenitor do sexo oposto, rivalidade entre irmãos e ansiedade de castração, psicodinâmica relacionada com a sexualidade e com o complexo de Édipo.

Keywords : Complexo de Édipo; Fantasia sexual; Psicoterapia lúdica de grupo; Pré-adolescentes; Crianças.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License