SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue2Adolescents mothers of low income: a study of family relationships author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

MACHADO, Marília Novais da Mata. A fofoca, o estigma e o silêncio: crianças e adolescentes em situação de exploração sexual. Arq. bras. psicol. [online]. 2006, vol.58, n.2, pp. 2-10. ISSN 1809-5267.

Pesquisas anteriores detectaram a exploração sexual infanto-juvenil como um problema grave em algumas cidades do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Este artigo retoma resultados dessas pesquisas, especialmente a tentativa imaginária, por parte das crianças e adolescentes entrevistados, de encobrir o fato de serem explorados. Indagou-se por que, tendo vivido publicamente situações de exploração sexual comercial, as crianças preferem silenciar sobre a situação. No entanto, elas a conhecem bem, como se viu nas análises das entrevistas: identificam o perfil dos exploradores, as circunstâncias de entrada em situação de exploração e o programa sexual. Mas evitam narrar esses fatos na primeira pessoa. Tentou-se entender como foi criado o silêncio e a que ele serve. Levantou-se a hipótese de que circulação contínua de fofocas nas cidades engendra um processo de estigmatização do qual as crianças tentam escapar. Por isso silenciam. De outro lado, o silêncio protege imaginariamente as cidades, seus moradores, as famílias, os clientes, os agenciadores, servindo aos interesses de manutenção de um círculo vicioso no qual crianças e adolescentes continuam entrando em situação de exploração sexual (e econômica). Buscou-se, finalmente, antever como escapar desse círculo.

Keywords : Exploração sexual comercial de crianças e adolescentes; Médio Vale do Jequitinhonha; Fofoca; Estigmatização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License