SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue2The gossip, the stigma and the silence: children and teenagers being sexually exploitedScientific literacy and social representations of secondary school students about science and technology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

FALCAO, Deusivania Vieira da Silva  and  SALOMAO, Nádia Maria Ribeiro. Mães adolescentes de baixa renda: um estudo sobre as relações familiares. Arq. bras. psicol. [online]. 2006, vol.58, n.2, pp. 11-23. ISSN 1809-5267.

A família é o primeiro núcleo de influência socioafetiva do ser humano. Esta pesquisa objetivou investigar as relações familiares de adolescentes primíparas de baixa renda. Por meio de uma entrevista aberta com roteiro semi-estruturado, investigaram-se 25 mães adolescentes e suas respectivas mães, ou seja, as avós dos bebês. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas segundo a proposta de Bardin (1977/2000). Os resultados denotaram que as relações familiares desfavoráveis prevaleciam antes e durante a gravidez. Após a vinda do bebê, houve, na perspectiva das mães adolescentes, o estabelecimento de relações familiares mais favoráveis. Em contrapartida, as avós apresentaram tanto aspectos favoráveis como desfavoráveis. Entre outros fatores, esse resultado ocorreu porque os projetos de vida programados para a filha não foram realizados. Algumas adolescentes vivenciavam uma relação de dependência financeira e emocional com a família de origem, a qual se sentia com direitos de interferir no relacionamento da mãe com o bebê.

Keywords : Família; Adolescente; Avós; Maternidade; Gravidez; Family; Adolescent; Grandparents; Maternity; Pregnancy.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License