SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número2A fofoca, o estigma e o silêncio: crianças e adolescentes em situação de exploração sexualAlfabetização científica e representações sociais de estudantes de ensino médio sobre ciência e tecnologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

FALCAO, Deusivania Vieira da Silva  e  SALOMAO, Nádia Maria Ribeiro. Mães adolescentes de baixa renda: um estudo sobre as relações familiares. Arq. bras. psicol. [online]. 2006, vol.58, n.2, pp. 11-23. ISSN 1809-5267.

A família é o primeiro núcleo de influência socioafetiva do ser humano. Esta pesquisa objetivou investigar as relações familiares de adolescentes primíparas de baixa renda. Por meio de uma entrevista aberta com roteiro semi-estruturado, investigaram-se 25 mães adolescentes e suas respectivas mães, ou seja, as avós dos bebês. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas segundo a proposta de Bardin (1977/2000). Os resultados denotaram que as relações familiares desfavoráveis prevaleciam antes e durante a gravidez. Após a vinda do bebê, houve, na perspectiva das mães adolescentes, o estabelecimento de relações familiares mais favoráveis. Em contrapartida, as avós apresentaram tanto aspectos favoráveis como desfavoráveis. Entre outros fatores, esse resultado ocorreu porque os projetos de vida programados para a filha não foram realizados. Algumas adolescentes vivenciavam uma relação de dependência financeira e emocional com a família de origem, a qual se sentia com direitos de interferir no relacionamento da mãe com o bebê.

Palavras-chave : Família; Adolescente; Avós; Maternidade; Gravidez; Family; Adolescent; Grandparents; Maternity; Pregnancy.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License