SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número2Alfabetização científica e representações sociais de estudantes de ensino médio sobre ciência e tecnologiaA reinstalação do si-mesmo: uma compreensão fenomenológica da adolescência à luz da teoria do amadurecimento de Winnicott índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

LIMA, Nádia Laguárdia de. O fascínio e a alienação no ciberespaço: uma perspectiva psicanalítica. Arq. bras. psicol. [online]. 2006, vol.58, n.2, pp. 38-50. ISSN 1809-5267.

Este artigo propõe explicar o fascínio pela virtualidade, em especial, pelo ciberespaço, utilizando recursos da teoria psicanalítica sobre a função da imagem na subjetividade. O estudo teórico sobre a função da imagem na constituição subjetiva revelou que o fascínio está relacionado, principalmente, ao poder estruturante e de identificação da imagem. A multiplicidade de imagens na contemporaneidade e a crescente virtualidade tecnológica têm promovido a expansão do registro imaginário da subjetividade, com todos os seus efeitos: perda da dimensão simbólica, que se traduz especialmente em termos de busca pelo prazer imediato e um desinteresse pelas atividades que exigem um esforço ou adiamento de satisfação, e a ilusão de se ter "tudo". Em um extremo, essa utilização do espaço virtual pode levar a uma posição de alienação à imagem fascinante, com a conseqüente perda reflexiva e crítica do pensamento.

Palavras-chave : Ciberespaço; Psicanálise; Fascínio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License