SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue2The fascination and the alienation towards cyberspace: a psychoanalysis approachLouis Vivet, the concept of multiple personality and cathartic mehod author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

FROTA, Ana Maria. A reinstalação do si-mesmo: uma compreensão fenomenológica da adolescência à luz da teoria do amadurecimento de Winnicott. Arq. bras. psicol. [online]. 2006, vol.58, n.2, pp. 51-66. ISSN 1809-5267.

A partir de uma leitura de Winnicott, este artigo tem como objetivo pensar a adolescência como fenômeno que se mostra no desenvolvimento humano. Defende a tese de que a adolescência pode ser compreendida como um momento existencial que possibilite a reinstalação do si-mesmo. Winnicott fala de instalação do si-mesmo como o nascimento psíquico da criança, como sua inauguração no mundo. O artigo propõe a compreensão da adolescência sadia possibilitando a reinstalação do si-mesmo. Aqui, os desalojamentos são notáveis, facilitando a reinstalação do si-mesmo, que é possibilitada, e não determinada, pela adolescência.

Keywords : Winnicott; Adolescência; Desenvolvimento humano; Teoria do amadurecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License