SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número2O fascínio e a alienação no ciberespaço: uma perspectiva psicanalíticaLouis Vivet, un cas paradigmatique des personnalités multiples et de la méthode cathartique índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

FROTA, Ana Maria. A reinstalação do si-mesmo: uma compreensão fenomenológica da adolescência à luz da teoria do amadurecimento de Winnicott. Arq. bras. psicol. [online]. 2006, vol.58, n.2, pp. 51-66. ISSN 1809-5267.

A partir de uma leitura de Winnicott, este artigo tem como objetivo pensar a adolescência como fenômeno que se mostra no desenvolvimento humano. Defende a tese de que a adolescência pode ser compreendida como um momento existencial que possibilite a reinstalação do si-mesmo. Winnicott fala de instalação do si-mesmo como o nascimento psíquico da criança, como sua inauguração no mundo. O artigo propõe a compreensão da adolescência sadia possibilitando a reinstalação do si-mesmo. Aqui, os desalojamentos são notáveis, facilitando a reinstalação do si-mesmo, que é possibilitada, e não determinada, pela adolescência.

Palavras-chave : Winnicott; Adolescência; Desenvolvimento humano; Teoria do amadurecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License