SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue1Young men’s social representations of crisis related to the social economical context in Argentina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

SODRE, Olga. Símbolo, mito e interpretação da passagem para a vida adulta. Arq. bras. psicol. [online]. 2007, vol.59, n.1, pp. 03-15. ISSN 1809-5267.

Este artigo apresenta a relação dos filhos com os pais, na passagem para a vida adulta, por meio do mito dos Titãs e da criação do Olímpio, traçando o processo histórico-cultural em jogo na sucessão das gerações. Focalizando a dinâmica de identidade-alteridade no desenrolar dos conflitos familiares, ressalta o estreito entrelaçamento entre o desenvolvimento psicológico, a cultura e a vida social. Delineia um percurso de transformação deste conflito até chegar ao reconhecimento mútuo e à abertura do espaço pessoal, familiar e público. Procurando resgatar a contribuição do mito para a restauração da plenitude do sentido da linguagem, no mundo contemporâneo, conjuga os esforços filosóficos e psicológicos para aprofundar a linguagem simbólica por intermédio da qual o mito exprime o conflito entre pais e filhos. Desenha a radical transformação do universo das crianças e as dificuldades de passar para o mundo adulto, aceder à posição dos pais e ingressar na vida da pólis. Analisa a questão da transgressão e o lado obscuro e destrutivo deste conflito, indicando as possibilidades de sua transformação.

Keywords : Mito; Conflito de gerações; Dinâmica de identidade-alteridade; Percurso para o reconhecimento; Mundo adulto; Pólis; Transgressão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License