SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue1Young men’s social representations of crisis related to the social economical context in ArgentinaCompetencies and skills needs to hospital psychological practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

CAIAFFO, Stéfanis; SILVA, Rosane Neves da; MACERATA, Iacã  and  PILZ, Christian. Da multidão-massa à multidão-potência: contribuições ao estudo da multidão para a Psicologia Social. Arq. bras. psicol. [online]. 2007, vol.59, n.1, pp. 27-37. ISSN 1809-5267.

O trabalho da multidão na atualidade, associado à idéia de redes virtuais e à experiência de um “ativismo interativo”, permite analisar as formas de captura e as estratégias de resistência presentes nos modos de subjetivação contemporâneos. Ao invés de tomar a multidão como uma mera “unidade em agrupamento” (multidão-massa), trata-se de considerá-la como uma “multiplicidade em dispersão” (multidão-potência) capaz de produzir alternativas singulares à lógica do capitalismo mundial integrado. Os movimentos antiglobalização na atualidade expressam algumas destas alternativas. Ao redimensionar o tema das multidões a partir da problematização dos conceitos de multidão-massa e multidão-potência, pretende-se colocar novamente em questão o tema da multidão para a Psicologia Social contemporânea.

Keywords : Multidão; Subjetividade; Política.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License