SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número1Las representaciones sociales de las crisis y su vinculación con el contexto económico-social en Argentina, en hombres jóvenesCompetências e habilidades necessárias à prática psicológica hospitalar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

CAIAFFO, Stéfanis; SILVA, Rosane Neves da; MACERATA, Iacã  e  PILZ, Christian. Da multidão-massa à multidão-potência: contribuições ao estudo da multidão para a Psicologia Social. Arq. bras. psicol. [online]. 2007, vol.59, n.1, pp. 27-37. ISSN 1809-5267.

O trabalho da multidão na atualidade, associado à idéia de redes virtuais e à experiência de um “ativismo interativo”, permite analisar as formas de captura e as estratégias de resistência presentes nos modos de subjetivação contemporâneos. Ao invés de tomar a multidão como uma mera “unidade em agrupamento” (multidão-massa), trata-se de considerá-la como uma “multiplicidade em dispersão” (multidão-potência) capaz de produzir alternativas singulares à lógica do capitalismo mundial integrado. Os movimentos antiglobalização na atualidade expressam algumas destas alternativas. Ao redimensionar o tema das multidões a partir da problematização dos conceitos de multidão-massa e multidão-potência, pretende-se colocar novamente em questão o tema da multidão para a Psicologia Social contemporânea.

Palavras-chave : Multidão; Subjetividade; Política.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License