SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número1Da multidão-massa à multidão-potência: contribuições ao estudo da multidão para a Psicologia SocialGeneralização e abstração na aquisição de conceitos cotidianos e científicos em pessoas com síndrome de Down índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

TONETTO, Aline M.  e  GOMES, William B.. Competências e habilidades necessárias à prática psicológica hospitalar. Arq. bras. psicol. [online]. 2007, vol.59, n.1, pp. 38-50. ISSN 1809-5267.

Este artigo trata de levantamento de competências e habilidades pertinentes ao trabalho psicológico em hospitais. Foram entrevistadas sete psicólogas hospitalares, três enfermeiras e observadas as atividades desenvolvidas por três das psicólogas. Os conteúdos foram analisados qualitativamente por meio de três etapas sinérgicas: descrição, análise indutiva e análise crítica. A descrição sintetizou a demanda psicológica existente em hospitais e os aspectos da conduta do psicólogo responsáveis por promover a prática multidisciplinar. A análise indutiva definiu as competências e habilidades que capacitam o psicólogo para se inserir no contexto hospitalar de modo a satisfazer as exigências do atual sistema de saúde. A análise crítica ressaltou que as competências e habilidades apresentadas contêm a diferença gradativa do que é geral ao psicólogo, conforme listado nas habilidades básicas, e do que é específico ao psicólogo hospitalar, conforme listado nas competências. Enfatiza-se que o mais importante na noção de educação por competências é o desenvolvimento da habilidade de construir novas competências.

Palavras-chave : Psicologia hospitalar; Habilidades; Competências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License