SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue1Competencies and skills needs to hospital psychological practicePsychological aspects of diabetic patients candidates to the pancreatic islet transplantation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

TUNES, Elizabeth; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; FLORES, Eileen Pfeiffer  and  SILVA, Elzamir Gonzaga. Generalização e abstração na aquisição de conceitos cotidianos e científicos em pessoas com síndrome de Down. Arq. bras. psicol. [online]. 2007, vol.59, n.1, pp. 51-61. ISSN 1809-5267.

Procurando auxiliar o desenvolvimento de processos psicológicos superiores em duas jovens com síndrome de Down, verificou-se que elas apresentavam dificuldades nas situações que implicavam os processos de generalização e abstração. Baseando-se nos pressupostos da teoria sociohistórica de Vygotsky, demonstra-se como a elaboração de uma atividade que permitiu às duas jovens realizar e analisar semioticamente as operações lógicas de subordinação e supra-ordenação refletiu de forma positiva em suas capacidades para formar e compreender conceitos. De maneira contraria à concebida correntemente, não foi um caminho do concreto para o abstrato (como costuma ser a norma nas escolas) que obteve o melhor resultado; parece ser que os processos de generalização e abstração operam de maneira inversa na aquisição de conceitos cotidianos e científicos: do exemplar para a classe supra-ordenada nos cotidianos, e da classe para o exemplar nos científicos.

Keywords : Síndrome de Down; Processos de generalização e abstração; Aquisição de conceitos; Processos psicológicos superiores; Vygotsky.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License