SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue1Generalização e abstração na aquisição de conceitos cotidianos e científicos em pessoas com síndrome de DownSubjective well-being: conceptual aspects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

PEREIRA, Ester et al. Aspectos psicológicos de pacientes diabéticos candidatos ao transplante de ilhotas pancreáticas. Arq. bras. psicol. [online]. 2007, vol.59, n.1, pp. 62-71. ISSN 1809-5267.

Pacientes candidatos ao transplante de ilhotas (TI), o vêem como uma forma idealizada de cura do Diabetes, colocando todas suas expectativas neste tratamento. É importante avaliar nestes pacientes aspectos psicológicos que possam interferir tanto na compreensão do procedimento ser um estudo clínico, com resultados ainda incertos, quanto na necessidade de adesão durante as diversas fases do projeto. Entre março de 2004 e março de 2005, foram avaliados treze candidatos ao TI, incluindo duas reavaliações. Como instrumentos avaliatórios foram aplicados entrevista psicodiagnóstica e teste projetivo HTP de Buck. Dez pacientes foram qualificados por apresentarem as seguintes características: estabilidade de humor, apoio familiar, julgamento adequado quanto à realidade do tratamento e comportamento de adesão e presença de estratégias de enfrentamento. Três pacientes foram contra-indicados por apresentarem indicadores de transtorno de humor, baixo repertório de enfrentamento, baixa tolerância à frustração e dificuldades de adesão. Nos dois pacientes reavaliados foram detectados indicadores de transtornos psiquiátricos. Sendo assim, eles foram encaminhados a serviço especializado.

Keywords : Diabetes Mellito tipo I.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License