SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número1Aspectos psicológicos de pacientes diabéticos candidatos ao transplante de ilhotas pancreáticasO inconsciente como estranho/familiar e jogos-de-linguagem na práxis psicanalítica de casal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

COSTA, Luiza Santos Moreira da  e  PEREIRA, Carlos Américo Alves. Bem-estar Subjetivo: aspectos conceituais. Arq. bras. psicol. [online]. 2007, vol.59, n.1, pp. 72-80. ISSN 1809-5267.

A partir da análise de publicações sobre o tema do Bem-Estar Subjetivo (BES), depreende-se que o BES/felicidade pode ser percebido enquanto: a) traço; b) estado; ou c) “estar no controle de sua vida”, de acordo com diferentes grupos de autores. Os conceitos descritos nos itens a e b consideram que o BES possui três componentes: satisfação, afeto positivo e afeto negativo, que são também apresentados aqui. Os conceitos descritos neste artigo podem ser usados isolados ou combinados, de acordo com os objetivos dos pesquisadores. O BES é um referencial e pode ser utilizado em diversas áreas de pesquisa.

Palavras-chave : Bem-Estar Subjetivo; Satisfação; Afeto Positivo; Afeto Negativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License