SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número2Antropologia dos comportamentos de risco e escarificações na adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

COSTAA, Luis Artur  e  FONSECA, Tânia Mara Galli. Do contemporâneo: o tempo na história do presente. Arq. bras. psicol. [online]. 2007, vol.59, n.2, pp. 110-119. ISSN 1809-5267.

O presente artigo trabalha o conceito de tempo a partir da perspectiva da história do presente de Michel Foucault. Assim, problematiza e define o conceito de contemporaneidade, confrontando-o com outros como modernidade, presente, atualidade. Deste modo, apresenta a especificidade do tempo contemporâneo: sua ligação com a coexistência de temporalidades virtuais diversas que se atualizam em um presente híbrido e sempre desconstruído pela percepção de sua historicidade. Pretende-se, com isso, demonstrar a importância da concepção de contemporâneo, enquanto definição de modo temporal, para as práticas das ciências humanas atuais, já que essas se defrontam com a consciência da construção histórica de seus objetos, tornando necessário o uso de métodos como o definido pela genealogia foucaultiana.

Palavras-chave : Contemporâneo; Tempo; História do presente; Foucault; Pós-modernidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License