SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue2Moral and Psychology in Darwin’s biological theoryO tratamento institucional do outro na psicose infantil e no autismo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

SEVERO, Ana Kalliny de Souza et al. A experiência de familiares no cuidado em saúde mental. Arq. bras. psicol. [online]. 2007, vol.59, n.2, pp. 143-155. ISSN 1809-5267.

Esta pesquisa investigou a vivência de familiares em relação ao portador de transtorno psíquico, enfocando as dificuldades experimentadas e as estratégias desenvolvidas para enfrentá-las, nas áreas de cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF) em Bom Pastor, Natal /RN. Entrevistamos 121 familiares de usuários de psicotrópicos e/ou egressos de hospitais psiquiátricos com um questionário semi-estruturado. A maioria dos entrevistados eram pais. As dificuldades encontradas em lidar com a situação estão associadas à falta de recursos financeiros, à exigência constante de cuidados e ao medo em relação à doença mental. O tratamento foi avaliado como trazendo benefício, mas não oferecendo resolutividade. O suporte emocional foi destacado na participação no cuidado. O recurso terapêutico predominante é o psicotrópico. Percebemos a discrepância entre as ações terapêuticas utilizadas e as necessidades reais desses grupos, apontando para a urgente adoção de estratégias que abranjam os familiares como co-responsáveis no processo terapêutico.

Keywords : Família; Loucura; Reforma psiquiátrica; Programa de Saúde da Família (PSF).

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License