SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número2A experiência de familiares no cuidado em saúde mentalApport du retour à la structure pour une clinique différentielle índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

KUPFER, M. Cristina M.; FARIA, Carina  e  KEIKO, Cristina. O tratamento institucional do outro na psicose infantil e no autismoThe institutional treatment of the Other in child psychosis and in autism. Arq. bras. psicol. [online]. 2007, vol.59, n.2, pp. 156-166. ISSN 1809-5267.

No presente trabalho, algumas propostas de tratamento institucional das psicoses com base na clínica psicanalítica são discutidas. Inicialmente, recortam-se algumas controvérsias em torno do estatuto do Outro na psicose e no autismo, já que os tratamentos propostos giram atualmente em torno de dois pressupostos diagnósticos divergentes: nestes quadros, supõe-se que haja falta ou que haja excesso do Outro. A noção de Outro se baseia nas contribuições teóricas de J. Lacan. Apresenta-se em seguida um tratamento institucional chamado de Tratamento do Outro, cujos fundamentos teóricos estão na base da experiência clínica conduzida em uma instituição de tratamento belga. Ao final, relata-se a experiência de uma instituição de tratamento no Brasil, na qual há dispositivos criados especificamente para tratar do Outro do sujeito psicótico.

Palavras-chave : Psicose infantil; Tratamento do outro; Psicanálise de crianças; Autismo; Tratamento institucional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License