SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número2Apport du retour à la structure pour une clinique différentielleDo sexual e do coletivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SCHMIDT, Carlo  e  BOSA, Cleonice. Estresse e auto-eficácia em mães de pessoas com autismo. Arq. bras. psicol. [online]. 2007, vol.59, n.2, pp. 179-191. ISSN 1809-5267.

A proposta deste estudo foi investigar os níveis de estresse e auto-eficácia materna em mães de indivíduos com autismo. Participaram do estudo trinta mães de filhos com autismo, com idades entre 30 e 56 anos. Utilizou-se o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL) e uma Escala de Auto-eficácia. Os resultados mostraram que a maior parte das mães (70%) apresentou altos níveis de estresse. Quanto à auto-eficácia, os movimentos estereotipados do filho, a quantidade excessiva de tempo gasto em uma atividade particular e a insistência para que as coisas sejam feitas de determinada maneira foram os comportamentos com que as mães se julgaram mais eficazes para lidar. Os comportamentos do filho que se mostraram mais difíceis para as mães lidarem foram a habilidade de troca de turnos durante conversas e a capacidade para fixar o olhar quando interagindo com parceiros. Os resultados são discutidos a partir do Modelo Psicossocial de Adaptação.

Palavras-chave : Autismo; Estresse; Auto-eficácia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License