SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número2Do sexual e do coletivoHumilhação: o desrespeito no rebaixamento moral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

PINHEIRO, Nadja Nara  e  VILHENA, Junia de. Entre o público e o privado: a clínica psicanalítica no ambulatório hospitalar. Arq. bras. psicol. [online]. 2007, vol.59, n.2, pp. 201-216. ISSN 1809-5267.

Abordando a questão do desenvolvimento de processos analíticos no âmbito hospitalar, o presente estudo utiliza como estratégia a operacionalização dos contextos ambulatório hospitalar versus consultório particular, identificando-os, respectivamente, às esferas pública e privada. O termo “público” refere-se, aqui, especificamente, à idéia de visibilidade que penetra a clínica ambulatorial, expondo tanto o trabalho do psicanalista quanto a intimidade do paciente aos múltiplos olhares institucionais. Optando por abandonar a clínica privada como modelo idealizado, uma pesquisa com profissionais da área psi subsidiou a especificação do contexto clínico do ambulatório hospitalar no que nele há de singular: a visibilidade, a transitoriedade e a complexidade do campo transferencial. Se aqui ingressamos no campo do desconhecido, nossa proposta de trabalho a partir do referencial winnicottiano mostra-se como uma tentativa de levarmos adiante o legado freudiano na superação dos novos desafios que a clínica, generosamente, nos apresenta.

Palavras-chave : Psicanálise; Hospital; Privado; Público.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License