SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue2Between public and private: psychoanalytic clinic at hospital contextSchooling failure within the scene of contemporary pathologies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

ALENCAR, Heloisa Moulin de  and  TAILLE, Yves de La. Humilhação: o desrespeito no rebaixamento moral. Arq. bras. psicol. [online]. 2007, vol.59, n.2, pp. 217-231. ISSN 1809-5267.

A proposta do presente trabalho é abordar o tema da humilhação, que é definido como um rebaixamento moral. Trata-se da intenção de tornar inferior, de diminuir. É, portanto, um tema de interesse da moral. Dividimos o artigo em três grandes seções. Na primeira, mencionamos alguns exemplos de humilhação e ressaltamos a importância de se estudar este tema. Na segunda, tratamos de alguns conteúdos teóricos relacionados ao tema em questão, a saber: a noção do respeito, tipos de humilhação quanto à forma e o conteúdo e, por último, as relações do conceito de humilhação com o de vergonha e honra. Na terceira seção, temos o objetivo de apresentar uma revisão da literatura de pesquisas realizadas no Brasil relacionadas ao tema ora proposto. Por fim, a seqüência que finaliza este trabalho versa sobre algumas características que podem ser analisadas nos estudos a respeito da humilhação. De forma preliminar, porém incisiva, evidenciamos a necessidade de novas pesquisas.

Keywords : Moralidade; Humilhação; Rebaixamento moral.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License