SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número2Entre o público e o privado: a clínica psicanalítica no ambulatório hospitalarO fracasso escolar no cenário das patologias da contemporaneidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

ALENCAR, Heloisa Moulin de  e  TAILLE, Yves de La. Humilhação: o desrespeito no rebaixamento moral. Arq. bras. psicol. [online]. 2007, vol.59, n.2, pp. 217-231. ISSN 1809-5267.

A proposta do presente trabalho é abordar o tema da humilhação, que é definido como um rebaixamento moral. Trata-se da intenção de tornar inferior, de diminuir. É, portanto, um tema de interesse da moral. Dividimos o artigo em três grandes seções. Na primeira, mencionamos alguns exemplos de humilhação e ressaltamos a importância de se estudar este tema. Na segunda, tratamos de alguns conteúdos teóricos relacionados ao tema em questão, a saber: a noção do respeito, tipos de humilhação quanto à forma e o conteúdo e, por último, as relações do conceito de humilhação com o de vergonha e honra. Na terceira seção, temos o objetivo de apresentar uma revisão da literatura de pesquisas realizadas no Brasil relacionadas ao tema ora proposto. Por fim, a seqüência que finaliza este trabalho versa sobre algumas características que podem ser analisadas nos estudos a respeito da humilhação. De forma preliminar, porém incisiva, evidenciamos a necessidade de novas pesquisas.

Palavras-chave : Moralidade; Humilhação; Rebaixamento moral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License