SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue2Humiliation: disrespect on moral degradationFamily and sexual abuse: silence and suffering between the denouncement and the therapeutic intervention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

FARIAS, Francisco Ramos de. O fracasso escolar no cenário das patologias da contemporaneidade. Arq. bras. psicol. [online]. 2007, vol.59, n.2, pp. 232-244. ISSN 1809-5267.

Abordar o fracasso escolar no âmbito das patologias contemporâneas requer situar a dimensão histórica das relações sociais características de uma época. Quando nos referimos ao aforismo o inconsciente é o social (ASSOUN, 1994), estamos desvinculando-nos das leituras que opõem indivíduo e sociedade e pensando o fracasso escolar como reflexo de contingências, transformações históricas e determinações inconscientes na rubrica de sintoma social, cuja estrutura é o reflexo da produção do discurso dominante de uma época. Por isso, faz-se necessário situar o discurso e a prática pedagógica que surgiram na era moderna para compreender o fracasso escolar, expressão que vai de encontro às expectativas da escola em termos do funcionamento ideal de aprendizagem. Mas, se o sintoma resulta de uma verdade recalcada, que verdade figura no fracasso escolar? Trata-se do retorno e da insistência decorrentes do destino que a civilização confere ao mal-estar do ser falante. Assim, o fracasso escolar, retorno de uma verdade, atrela-se à contingência histórica, ou seja, concerne às patologias da atualidade, nas quais persistem o ideal de transformar e melhorar a sociedade pelo aprimoramento da técnica e do progresso científico, condições para libertação e felicidade. A execução de tal empreitada se pauta em um modelo forjado que enquadra a criança em uma infância tecnicizada. De resto, o fracasso escolar insinua-se na contramão das demandas sociais, que exigem igualdade e ceifam as expressões de singularidade, pois revela uma verdade subjetiva excluída dos espaços instituídos pelo discurso dominante, que prima por modalidades ortopédicas para sustentar o ideal de homens perfeitos.

Keywords : Fracasso escolar; Sintoma social; Subjetividade; Inconsciente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License