SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue2Schooling failure within the scene of contemporary pathologiesIntrafamilial sexual abuse victims’ perception family: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

COSTA, Liana Fortunato et al. Família e abuso sexual: silêncio e sofrimento entre a denúncia e a intervenção terapêutica. Arq. bras. psicol. [online]. 2007, vol.59, n.2, pp. 245-255. ISSN 1809-5267.

Apresentamos reflexões sobre as condições emocionais e psicológicas que famílias, com crianças e/ou adolescentes abusadas sexualmente, têm antes de qualquer atendimento terapêutico. Baseamos nossas reflexões em observações realizadas durante o Ritual de Passagem, que é uma etapa do oferecimento do Grupo Multifamiliar e ainda se constitui em um contexto de uma pesquisa ação, marcando a passagem das famílias da submissão normativa da Justiça para a possibilidade terapêutica. Oito famílias estiveram presentes a este ritual: quatorze adultos, treze crianças e quatro adolescentes. Várias são as queixas feitas nesse momento: sofrimento sem atenção, choro incontido, silenciamentos, dificuldade de terem um profissional especializado para conversarem. Consideramos que essas famílias se encontram em uma situação paradoxal, na qual têm sua rotina de vida judicializada e se beneficiam com a obrigatoriedade do encaminhamento judicial. É necessário que essas famílias recebam atendimento terapêutico, bem como toda a sua rede de apoio, o mais breve possível à ocorrência da violência.

Keywords : Abuso sexual; Família; Judicialização da vida; Ritual de passagem; Psicologia clínica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License