SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número2Família e abuso sexual: silêncio e sofrimento entre a denúncia e a intervenção terapêuticaUm estudo sobre a psicanálise aplicada em um hospital geral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

PELISOLI, Cátula; TEODORO, Maycoln Leôni Martins  e  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. A percepção de família em vítimas de abuso sexual intrafamiliar: estudo de caso. Arq. bras. psicol. [online]. 2007, vol.59, n.2, pp. 256-269. ISSN 1809-5267.

Este trabalho teve como objetivo investigar as percepções sobre a família em duas meninas vítimas de abuso sexual intrafamiliar. As participantes eram irmãs gêmeas de 12 anos, abusadas pelo avô paterno, pai e tio, e que responderam a uma entrevista semi-estruturada e instrumentos sobre família (Family System Test (FAST), Teste de Identificação da Família (Family Identification Test (FIT)) e Familiograma). Os resultados apontaram para uma baixa coesão familiar, alta hierarquia com alto poder dos abusadores, baixa autocongruência e identificação com o agressor em ambas as meninas, assim como a escolha da mãe como modelo a ser seguido. A afetividade foi descrita em relação a cada membro da família e variou de baixa a média. Já o conflito variou de baixo a alto. A entrevista revelou indicadores de tendência ao isolamento, baixa auto-estima, atitudes agressivas, sentimentos de culpa, medo e vergonha. Ressalta-se a necessidade de estudos que possibilitem a ampliação do conhecimento da dinâmica familiar envolvida nestes casos.

Palavras-chave : Abuso sexual intrafamiliar; Família; Estudo de caso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License