SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue2Intrafamilial sexual abuse victims’ perception family: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

DUTRA, Alexandre Gomes Cruz  and  FRANCO, Ilka Ferrari. Um estudo sobre a psicanálise aplicada em um hospital geral. Arq. bras. psicol. [online]. 2007, vol.59, n.2, pp. 270-282. ISSN 1809-5267.

O presente artigo teve origem em uma dissertação de Mestrado que se destinou a verificar como a prática psicanalítica se insere em contextos institucionais orientados por outros discursos, sem se dissolver neles. Situar a função do psicanalista no Hospital Geral, mais particularmente no Núcleo de Investigação em Anorexia e Bulimia (NIAB) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), constitui o objetivo geral desse estudo, que foi realizado a partir de revisão bibliográfica sobre psicanálise aplicada e de entrevistas com treze profissionais do NIAB, onde praticantes da psicanálise fazem um trabalho já conhecido até mesmo fora do estado de Minas Gerais. Os dados obtidos nas entrevistas foram organizados sob a forma de onze temas-eixo, que possibilitaram a análise de conteúdo e o levantamento de questões fundamentais, analisadas sob a perspectiva da psicanálise de orientação lacaniana.

Keywords : Psicanálise aplicada; Sintoma; Construção do caso clínico; Prática entre vários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License