SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número1A construção diagnóstica de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: uma discussão críticaVariabilidade no desempenho em tarefas neuropsicológicas entre crianças de 2ª série com dificuldades de leitura e escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SORDI, Regina; DE-NARDIN, Maria Helena  e  FARIAS, Bruno. Olhar com os olhos de dentro: uma experiência de aprendizagem da atenção. Arq. bras. psicol. [online]. 2008, vol.60, n.1, pp. 14-31. ISSN 1809-5267.

Este artigo apresenta o trabalho realizado em sala de aula, entre uma professora e um aluno da primeira série do ensino fundamental, no que diz respeito à atenção requerida para a aprendizagem. O aluno, que iniciou o ano com um comportamento marcado por intensa dispersão, foi gradualmente ampliando seu fluxo atencional, desenvolvendo uma atenção aberta e concentrada. Em uma fertilização entre sensibilidade e uma epistemologia dialógica baseada na co-operação, a professora pôde estabelecer coesão entre os enunciados e comportamentos inicialmente fragmentados do aluno. Os protocolos apresentados e discutidos pretendem mostrar a trajetória atencional deste aluno, bem como seus efeitos na aprendizagem escolar. As conclusões apontam para a necessidade de uma ampliação sobre o estudo da atenção requerida na aprendizagem, juntamente com o estabelecimento de uma epistemologia dialógica baseada na co-operação.

Palavras-chave : Dispersão; Aprendizagem da atenção; Epistemologia dialógica; Co-operação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License