SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número1Olhar com os olhos de dentro: uma experiência de aprendizagem da atençãoHabilidades de leitura e escrita de crianças disléxicas e boas leitoras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SALLES, Jerusa Fumagalli de  e  PARENTE, Maria Alice Mattos Pimenta. Variabilidade no desempenho em tarefas neuropsicológicas entre crianças de 2ª série com dificuldades de leitura e escrita. Arq. bras. psicol. [online]. 2008, vol.60, n.1, pp. 32-44. ISSN 1809-5267.

Há vários subtipos de dificuldades de leitura e escrita em crianças e os fatores neuropsicológicos relacionados a cada um deles também podem variar. Os objetivos deste estudo foram investigar a variabilidade de desempenho em tarefas neuropsicológicas em catorze crianças de 2ª série com dificuldade de leitura e escrita e comparar com o de quinze crianças de 2ª série competentes em leitura e escrita e com o de nove casos de 1ª série, emparelhados aos primeiros por desempenho em leitura e escrita. Foram avaliadas linguagem, velocidade de processamento, habilidades perceptivo-motoras, consciência fonológica e memória de curto prazo verbal e não-verbal. Os resultados dos casos com dificuldade de leitura e escrita mostraram variabilidade no perfil neuropsicológico, com dissociações entre as funções verbais e não-verbais. Cerca da metade destes casos apresentou baixo desempenho em consciência fonológica, memória verbal, linguagem oral e velocidade de processamento. A outra metade foi semelhante ao grupo competente de mesma série. Salienta-se a importância da avaliação neuropsicológica prévia ao processo de intervenção e da realização de estudos de casos, além de estudos de grupo.

Palavras-chave : Dificuldades de leitura e escrita; Dislexias de desenvolvimento; Crianças; Funções neuropsicológicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License