SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue1Variability in the performance of neuropsychological tasks of second-grade children with reading and writing difficultiesBurnout Syndrome and the confronting strategies in teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

LUKASOVA, Katerina; OLIVEIRA, Darlene Godoy de; BARBOSA, Anna Carolina Cassiano  and  MACEDO, Elizeu Coutinho de. Habilidades de leitura e escrita de crianças disléxicas e boas leitoras. Arq. bras. psicol. [online]. 2008, vol.60, n.1, pp. 45-54. ISSN 1809-5267.

O estudo objetivou verificar as habilidades de leitura e de escrita em crianças disléxicas e boas leitoras por intermédio dos seguintes instrumentos: Testes de Competência de Leitura de Sentenças (TCLS), Teste de Compreensão de Sentenças Faladas (TCSF), Teste de Nomeação de Figuras por Escrita (TNF 1.1-Escrita), Teste de Nomeação de Figuras por Escolha (TNF 1.1-Escolha) e Teste de Competência de Leitura de Palavras (TCLP). A amostra foi composta de dez crianças disléxicas e de dez crianças-controle. O desempenho do grupo de disléxicos foi inferior ao do grupo de controle no TNF 1.1-Escrita, TNF 1.1-Escolha e TCLP. Correlações de Pearson mostraram que crianças com bom desempenho no TCLP também tiveram bom desempenho no TNF 1.1-Escrita. O tempo de execução do TCLS foi elevado no grupo de disléxicos, mas o número de acertos foi semelhante ao do grupo controle. Esses resultados possibilitam a partir deste estudo analisar a eficácia dos métodos de avaliação, ensino e intervenção das tarefas escolares em disléxicos, dado que alguns destes podem ter desempenho igual ou superior ao das crianças boas leitoras, caso tenham o tempo necessário e suficiente para realizar suas tarefas.

Keywords : Dislexia; Leitura; Escrita; Avaliação Computadorizada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License