SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue1Reading and writing skills in dyslexic children and good readersEmbodiment, meaning and the first year of life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

MAZON, Vania; CARLOTTO, Mary Sandra  and  CAMARA, Sheila. Síndrome de Burnout e estratégias de enfrentamento em professores. Arq. bras. psicol. [online]. 2008, vol.60, n.1, pp. 55-66. ISSN 1809-5267.

O objetivo deste estudo foi verificar a existência de associação entre as dimensões da Síndrome de Burnout e estratégias de enfrentamento em professores de escolas municipais da área urbana de uma cidade do litoral norte do Rio Grande do Sul. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa o Maslach Burnout Inventory (MBI), a Escala COPE - Estratégias de Enfrentamento e um questionário de dados sociodemográficos e laborais para caracterização da amostra. A amostra aleatória com critério de proporcionalidade foi composta de 93 professores. Os resultados obtidos por meio da prova de correlação de Pearson revelam que, quanto maior a utilização das estratégias de enfrentamento de coping moderado, suporte emocional, foco na emoção e desligamento mental, maior é o sentimento de Exaustão Emocional. Já quanto maior a utilização de coping ativo, menor o sentimento de Despersonalização. Utilizar coping ativo, buscar suporte emocional e fazer reinterpretação positiva das situações estressoras aumentam o sentimento de realização profissional.

Keywords : Síndrome de Burnout; Estratégias de enfrentamento; Coping; Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License