SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número1Síndrome de Burnout e estratégias de enfrentamento em professoresCaracterísticas pragmáticas da fala materna em díades mãe-bebê (aos cinco e vinte meses) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

AMORIM, Katia  e  FERREIRA, Maria Clotilde Rossetti. Corporeidade, significação e o primeiro ano de vida. Arq. bras. psicol. [online]. 2008, vol.60, n.1, pp. 67-81. ISSN 1809-5267.

Trabalho anterior verificou que bebês agem e se comunicam culturalmente, apesar de não terem ainda adquirido linguagem e pensamento verbais. Questionou-se como o bebê apreende/expressa significações, organizando-se estudo sobre linguagem e significação. De abordagem histórico-cultural e com noção de inseparabilidade biológico-cultural, analisou-se microgeneticamente a aquisição do engatinhar. Verificou-se apreensão/expressão de significações ligada à percepção-ação, a significação não equivalendo à representação, mas estando materializada no e por meio do corpo. Este emergiu como elemento central, na noção de corporeidade: a pessoa corporificada está intimamente conectada ao mundo, em processo relacional, o corpo representando a interligação eu-outro; a constituição da subjetividade depende do outro, da história e da cultura. Destaca-se a relação dialógica da pessoa, em que o corpo é tanto a coisa significada, como significante; o corpo é tanto feito significado pelo sistema semiótico como representa um sistema semiótico.

Palavras-chave : Bebê; Linguagem; Corporeidade; Dialogismo; Significação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License