SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número1Corporeidade, significação e o primeiro ano de vidaMensuração da identificação com times de futebol: evidências de validade fatorial e consistência interna de duas escalas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

PESSOA, Luciana  e  MOURA, Maria Lucia Seidl de. Características pragmáticas da fala materna em díades mãe-bebê (aos cinco e vinte meses). Arq. bras. psicol. [online]. 2008, vol.60, n.1, pp. 82-95. ISSN 1809-5267.

Assumindo a perspectiva sociopragmática, as interações lingüísticas mãe-bebê podem ser consideradas como uma das bases fundamentais do desenvolvimento da linguagem. Este estudo analisou uma característica pragmática da fala materna dirigida a seus filhos. Foi empregado o modelo de Roman Jakobson, em que são distinguidas as seguintes funções da fala: referencial, fática, emotiva e conativa. Foram transcritas e analisadas as falas de 45 mães, em dois momentos do desenvolvimento do bebê, um pré-lingüístico e um lingüístico (cinco e vinte meses). Foram analisados também os aspectos afetivos e cognitivos dessa fala. Os resultados indicaram um aumento significativo de emissões maternas aos vinte meses do bebê. Houve uma predominância da função fática em ambas as faixas etárias. Aos cinco meses, foram observados mais aspectos afetivos do que cognitivos e aos vinte meses os aspectos cognitivos prevaleceram. Os resultados observados mostram que a comunicação com o bebê é valorizada pelas mães e se transforma na medida em que o bebê se desenvolve. O estudo traz uma contribuição para a literatura relativa à fala materna no desenvolvimento inicial, com dados do contexto brasileiro.

Palavras-chave : Fala materna; Díade mãe-bebê; Desenvolvimento lingüístico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License