SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue1Pragmatic characteristics of maternal speech in mother-child dyads (five and twenty months old)Analysis of the psychologist’s practice at the public health sector author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

WACHELKE, João F. R; ANDRADE, Alexsandro L. de; TAVARES, Lorine  and  NEVES, João R. L. L. Mensuração da identificação com times de futebol: evidências de validade fatorial e consistência interna de duas escalas. Arq. bras. psicol. [online]. 2008, vol.60, n.1, pp. 96-111. ISSN 1809-5267.

O estudo trata da adaptação, construção e validação de duas medidas de identificação grupal de torcedores de futebol com os times para que torcem, a Escala de Identificação do Torcedor com o Time (EITT) e a Escala de Fanatismo em Torcedores de Futebol (EFTF). As duas medidas foram validadas com uma amostra de 264 participantes que se encontravam em campi universitários, todos torcedores ou simpatizantes de algum time de futebol brasileiro em maior ou menor grau. A análise estatística dos dados aponta que as duas medidas possuem uma única dimensão e seus índices de fidedignidade são satisfatórios. As escalas permitem diferenciar graus de envolvimento de torcedores segundo níveis de identificação. A distribuição das duas medidas é diferente porque os itens da EFTF tratam de aspectos mais extremos de identificação. Discutem-se as características das duas escalas, concluindo-se que ambas são adequadas para uso em estudos sociopsicológicos de identificação grupal.

Keywords : Identificação grupal; Torcedores de futebol; Medidas em psicologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License