SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número1Reflexões sobre a prática do psicólogo nos serviços de saúde públicaPersuasão e dinamismo psíquico: investigações na história da cultura ocidental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

CALAZANS, Roberto  e  LUSTOZA, Rosane Zétola. A medicalização do psíquico: os conceitos de vida e saúde. Arq. bras. psicol. [online]. 2008, vol.60, n.1, pp. 124-131. ISSN 1809-5267.

Este artigo pretende discutir os pressupostos teóricos e ideológicos nos quais se baseiam as acusações atualmente feitas à psicanálise: de que ela não seria uma práxiscientífica e de que constituiria uma técnica ineficaz. Tais críticas hoje em dia se inserem em um projeto de medicalização do psíquico, que visa tratar a psicopatologia segundo os mesmos parâmetros em jogo na definição da doença orgânica. Partindo de um exame das noções que dão sustentáculo teórico à medicalização - a saber, as de saúde e de vida -, os autores buscam demonstrar a fragilidade epistemológica de tais noções.  O objetivo é mostrar que, por não serem científicas, as noções de saúde e vida não devem ser mobilizadas a fim de desacreditar a psicanálise.

Palavras-chave : Psicanálise; Medicalização; Saúde; Vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License